The Big Bang (Doctor Who)

212b – "The Big Bang"
"O Big Bang" (BR)
Episódio de Doctor Who
The Big Bang (Doctor Who)
O Doutor determina a localização de sua TARDIS explodindo.
Informação geral
Escrito por Steven Moffat
Dirigido por Toby Haynes
Edição de roteiro Lindsey Alford
Produzido por Tracie Simpson
Patrick Schweitzer
Produção executiva Steven Moffat
Piers Wenger
Beth Willis
Música Murray Gold
Temporada 5.ª temporada
Código de produção 1.13
Duração 2.ª parte de uma história divida em 2 episódios; 55 minutos
Exibição original 26 de junho de 2010
Elenco
Convidados
Cronologia
← Precedido por
"The Pandorica Opens"
Seguido por →
"A Christmas Carol"
Lista de episódios de Doctor Who

"The Big Bang" (intitulado "O Big Bang" no Brasil)[1] é o décimo terceiro e último episódio da quinta temporada da série de ficção científica britânica Doctor Who, transmitido originalmente através da BBC One e BBC HD em 12 de junho de 2010. É a segunda parte do season finale da temporada, iniciado por "The Pandorica Opens". Ambos foram escritos por Steven Moffat e dirigidos por Toby Haynes.

Continuando a partir dos eventos do episódio anterior, o alienígena viajante do tempo conhecido como o Doutor (Matt Smith) está preso na Pandorica, uma prisão da qual é impossível escapar, sua máquina do tempo, a TARDIS, explode com a arqueóloga viajante no tempo River Song (Alex Kingston) dentro, e a acompanhante do Doutor, Amy Pond (Karen Gillan) é morta por uma réplica Auton de seu noivo Rory Williams (Arthur Darvill). À medida que o universo entra em colapso, o Doutor usa a viagem no tempo para resolver esses problemas e, finalmente, reiniciar o universo.

O episódio mostra o clímax do arco de personagem de Amy e do arco de história da temporada sobre as rachaduras no universo, embora Moffat tenha optado por deixar algumas coisas sem explicação. Ocorrendo principalmente em um museu, a maioria das cenas foram filmadas no Brangwyn Hall em fevereiro de 2010. Foi visto por 6,696 milhões de telespectadores no Reino Unido e recebeu um Índice de Apreciação do público de 89, o maior da quinta temporada. Recebeu em sua maioria críticas positivas dos avaliadores, embora muitos tenham comentado sobre a natureza complicada da trama e se alguns aspectos faziam sentido. As duas partes da história ganharam o Prêmio Hugo de 2011 de Melhor Apresentação Dramática (Forma Curta).

  1. «Doctor Who - 5ª temporada: O Big Bang». TV Cultura. Consultado em 22 de junho de 2024. Arquivado do original em 22 de julho de 2012 

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy